Através do tema: “VITALINO – 100 ANOS DE ARTE, 100 ANOS DE VIDA, 100 ANOS DE GLÓRIA!” a Escola Nova Geração Triunfense encantou o público que compareceu ao desfile de 07 de setembro, em Triunfo, prestando uma justa homenagem a Vitalino Pereira dos Santos, o mestre Vitalino. Nascido no distrito de Ribeira dos Campos, nas cercanias da cidade de Caruaru, em 10 de julho de 1909 e falecido em 20 de janeiro de 1963. Caruaruense e ceramista extraordinário fazedor das figuras de barro. Um artista de uma arte sem igual no mundo.
Um pouco sobre o Mestre:
Tudo começou no Alto do Moura no ano de 1909, nasceu Vitalino, menino prodígio, mestre se tornou na arte do barro, fazendo bonecos, famoso ficou. Amassando o barro, modelando peças pra vender na feira sem saber o dia em que atravessaria as fronteiras. No barro cresceu a ideia do seu mundo encantado, tudo que modelava o povo comprava maravilhado. Os bonecos são muitos e falam de tudo que é nordestino. Hoje o mestre centenário já cumpriu seu destino. Vitalino se foi, mais seu nome ficou na história. São 100 anos de arte, 100 anos de vida, 100 anos de glória.
Era tocador de Pífano e fundou a Banda Zabumba. Difundiu a cultura nordestina com sua caravana cultural, porque mesmo só, ele representava a nossa cultura. Tamanha a sua boa vontade e empenho nas suas atividades. Homem muito humilde, ganhava o respeito de quem o conhecesse. É um nome sagrado que Honra o Nordeste na constelação do Brasil.
O sucesso de Mestre Vitalino como “bonequeiro” repercutiu junto aos seus companheiros de Alto do Moura que passaram a admirar o seu talento. Isto fez com que muitos passassem a esculpir bonecos. Eles copiam suas obras como uma lisonja e o Mestre dizia: “o mundo é para todos e todos precisam viver.”
Abençoado Mestre Vitalino, Nordestino Artista Popular.
Atenção: Em breve no menu fotos as imagens do desfile.
Aguardem!
Um comentário:
eu achei muito bom ti grazi lindissimo
Postar um comentário